Um dispositivo é instalado no caminhão quando ele chega ao pátio para carregar/descarregar produtos e todo o trânsito do veículo nesse espaço é monitorado pelo sistema, em tempo real. De acordo com os sócios-fundadores Adalci Righi e Eros Viggiano, esse acompanhamento aumenta a eficiência na gestão de pátio, otimizando o fluxo logístico, reduzindo 40% do desperdício de tempo de veículos em pátio, minimizando custos operacionais e, ainda, prevenindo multas referentes à espera do motorista, jornada de trabalho, entre outras questões previstas na Lei do Caminhoneiro. A Logpyx já possui clientes como Acesita, ArcelorMittal e Fiat Automóveis.
Criada em 2014, a empresa foi contemplada pelo programa Startup Brasil, recebeu aceleração do Seed, do governo de Minas Gerais, e também do Techmall, parceira estratégica da Fundepar. Foi durante a aceleração do Techmall que a equipe da Logpyx se aproximou da Fundepar. Após um ano de acompanhamento do projeto, o investimento foi realizado e a Logpyx integra o portfólio de investidas da Fundepar.
Parceria promissora – “A Logpyx tem tecnologia de ponta, engenharia diferenciada e traz soluções necessárias para o aumento da eficiência da indústria nacional. Seu negócio tem muito apelo de mercado, podendo ser ampliado para diversos setores, e é muito atrativo para empresas multinacionais do segmento de software”, explica Felipe Mariani, analista de investimentos da Fundepar, sobre a decisão do investimento. Ele complementa que foram consideradas, também, a trajetória da empresa, a referência no desenvolvimento de hardware e software e a expertise em Internet das Coisas – com esse tema, a Logpyx foi uma das selecionadas no Desafio Fundepar do Edital Senai Sesi de Inovação.
A modalidade de investimento da Fundepar na Logpyx segue o padrão do programa: formato seed money (capital semente), realizando aporte financeiro e suporte à gestão, mediante participação societária.
A expectativa é positiva tanto para investidor quanto para a investida: “Esperamos somar esforços na estruturação da empresa, promover evoluções contínuas na capacidade da engenharia, potencializar o impacto da inovação e da força comercial, contribuindo, assim, para o crescimento do negócio e conquista de mais clientes”, diz Mariani, da Fundepar. “Estamos muito otimistas com esta parceria e, com esse apoio, vamos ter gestão eficiente, mais robustez, avanços, acessos a editais de inovação e, certamente, mais contratos firmados”, acredita um dos fundadores, Eros Viggiano.
Investidas – Além da Logpyx, outras empresas integram o portfólio de investidas da Fundep Participações:
Myleus Biotecnologia: primeira empresa brasileira a atuar em análises genéticas para certificação de autenticidade de produtos de origem animal e vegetal.
Kunumi: especializada em ferramentas de segmentação, análise do comportamento e deep learning.
Detechta Biotecnologia: pesquisa e desenvolvimento para a indústria de vacina e de diagnóstico para o mercado veterinário e humano.
LinCare: plataforma inteligente (pulseira e aplicativo) de cuidados à distância para idosos.
Fonte: http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?id=176453