O celular utiliza a tecnologia de localização do GPS, que pode ser eficiente para te levar em algum lugar que você não saiba o caminho, ou para te informar aonde se encontra o caminhão com a sua mercadoria, mas quando falamos em Covid-19, onde a distância de segurança é de 2 metros. Ele não funciona. Se o GPS do celular erra aonde você está quando você chama um Uber, imagina em uma precisão de 1 ou 2 metros?
Entenda:
GPS é a sigla para Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global em português. É um sistema criado nos EUA que conta com mais de 30 satélites que orbitam a terra. Com uma altitude de aproximadamente 20 mil KM e velocidade de 12mil KM/H, os satélites dão em média 2 voltas no planeta por dia.
Esses satélites emitem ondas de rádio e possuem relógios atômicos de altíssima precisão. Os relógios atômicos são a forma mais precisa para medir o tempo e são eles os responsáveis para determinar a localização de uma pessoa na terra com altíssima precisão. No entanto esta precisão vai depender do receptor. Receptores que possuem relógios atômicos ou outros relógios de alta precisão, podem alcançar centímetros de acurácia. No entanto os receptores dos smartphones de uma forma geral, não possuem esta precisão. Smartphones com GPS embutido possuem uma acurácia média de 4,9m em céu abeto. A acurácia média de dispositivos GPS para aplicações civis é de 12,8m.
Além da limitação dos receptores, existem outros fatores que também degradam a acurácia do GPS, como o sombreamento, que é o bloqueio do sinal por prédios, montanhas, grandes construções, árvores, túneis, etc. O GPS também não funciona em ambientes fechados, devido ao efeito de multipercurso, o sinal sofre efeitos de reflexão e difração durante o percurso entre o transmissor e o receptor. Outros casos, menos comuns, mas que também podem afetar a acurácia do GPS, são as interferências de outros sinais de rádio, grandes tempestades solares, manutenção dos satélites e a falta de padronização, muitos receptores não seguem as especificações de interface do sistema.
Differential GPS (DGPS) é uma técnica para melhorar os valores computados através do GPS, ao adicionar referências baseadas na Terra. A acurácia melhora muito. Porém dispositivos móveis disponíveis comercialmente, como os smartphones, não permitem atingir valores mais precisos.
Resumindo:
Se a distância segura de distanciamento social que devemos manter é de 2 metros, e a precisão do GPS através de smartphones, em céu aberto é de em média 4,9 metros, ele realmente não funciona com este objetivo. Ainda é importante ressaltar que o GPS pode ser considerado uma ferramenta de localização outdoor, uma vez que ele não funciona bem em ambientes fechados como escritórios, galpões e áreas internas da indústria.
Veja também:
Aura, a solução ideal para gestão de equipe em tempo de Covid-19. Precisão de localização de 30 cm
Rede LoRa – Solução para a conectividade das coisas
Como o LoraWan pode gerar a melhor gestão de pátio e a melhor logística para o seu negócio.