Recentemente fomos abordados por um cliente que queria uma solução que automatizasse a entrada do peso dos caminhões em seu ERP (SAP) e aumentasse a confiabilidade sobre os produtos que estão sendo embarcados nos caminhões durante a expedição.
A solução sugerida para esse cliente foi:
1 – O caminhoneiro é recebido em um guiché onde seus dados são cadastrados (caso já tenha cadastro, levantam-se os dados através da placa do veículo), seu número de celular é conferido e lhe é entregue um cartão de RFID que foi dedicado a placa do caminhão. O caminhoneiro é então inserido em uma fila virtual e fica aguardando uma mensagem de celular para chamá-lo a balança.
O caminhoneiro recebe a mensagem no celular e se desloca para a balança. O caminhoneiro, então, aponta o cartão para uma antena de RFID que irá gravar neste cartão a quantidade e o produto que ele deve carregar. A placa de Led a sua frente indica em que doca deve se dirigir para fazer o carregamento.
2 – Ao chegar na doca indicada o caminhoneiro entrega o cartão para um funcionário, que de posse de um leitor móvel de RFID, vê na tela se o caminhão está liberado ou não para carregamento e o que deve carregar.
3 – Após carregamento o caminhoneiro volta a balança e o peso dele é conferido. Se houver alguma incoerência entre peso estimado e peso real um aviso luminoso indicará ao caminhoneiro que volte ao carregamento. Se tudo estiver ok, o sistema manda a informação que está na tag para a impressora e o caminhoneiro já sai da balança pronto para a entrega. O operador recolhe então o cartão que será reutilizado para outro carregamento.
Essa solução se mostrou mais viável economicamente que a solução de código de barras pois dispensa o uso de cabeamento e de redes. A segurança desse sistema também é maior, pois ele não corre o risco do sinal de rede cair ou ficar fora do ar pois a informações estão contidas dentro do cartão que é utilizado.