12 tendências para 2021 Gestão de Pátio Intralogística

As organizações muitas vezes passam por uma jornada até atingir a excelência logística.  Essa jornada normalmente envolve o desenvolvimento das várias capacidades operacionais. O caminho para a excelência na gestão do seu pátio logístico pode ser definido pelo atual nível de maturidade da organização. É importante conhecer o nível que o seu pátio se encontra, para definir uma meta até a excelência. A visibilidade mais ampla permite que você evite gargalos, recolha dados importantes para tomada de decisões oportunas, aumentando o crescimento da empresa e automaticamente a participação no mercado.

5 momentos da gestão de pátio.

–  Nenhuma ou baixa preocupação com a gestão de pátio.

–  No segundo momento aparece a necessidade de realizar um controle do tempo e movimento dos veículos no processo de carga e descarga.  Surgem os primeiros controles através de sistemas caseiros, planilhas de Excel e apontamentos manuais.

–  No terceiro momento inicia-se a gestão por meio de sistemas como aplicativos de celular e tablete, apesar de ser um controle mais digital do que no segundo momento, possui um nível de automação baixo e envolve muita intervenção manual. Os funcionários usam o aplicativo para indicar as etapas do processos e a contagem de tempos necessita de imputs manuais.

–  No quarto momento a empresa passa a usar tecnologias com maior automação e menor intervenção manual como RFID. Com o RFID você consegue saber que o veículo passou por um determinado local mas, não sabe aonde ele se encontra. Todo o processo se baseia em imputs automáticos de passagens de veículos em portais. Sem que se saiba aonde os veículos estão em tempo real. O RFID também tem um elevado custo de infraestrutura pois precisa de pontos de rede e/ou wi-fi.

–  No quinto e último momento temos o uso das tecnologias RTLS, totalmente automatizadas. Com a tecnologia RTLS você tem visibilidade em tempo real da operação. Neste momento você sabe aonde o veículo se encontra e quanto tempo ele gastou em cada etapa do processo.

Para uma gestão logística de pátio de excelência a Logpyx desenvolveu o Revolog, um sistema de localização em tempo real (RTLS – Real Time Location System) baseado em redes de sensores sem fio e com o importante recurso de inteligência computacional para otimização operacional. Foi concebido com o objetivo de reduzir o tempo de carga e descarga de veículos em pátios de grandes indústrias e operadores logísticos. Consequentemente há grande redução de custos operacionais e maior produtividade.

Como o Revolog é compatível com diversas tecnologias ele pode ser usado tanto no terceiro momento quando a empresa está iniciando a gestão por meio de sistemas, quanto no quinto momento, etapa totalmente automatizada através da tecnologia em tempo real RTLS.

Principais benefícios do Revolog para os clientes do setor indústria/logística:

– Gerir filas de carga e descarga de veículos a tal ponto que elas praticamente deixam de existir;

– Reduzir custos de frete ligados ao custo de veículo parado;

– Evitar multas e “estadias” associadas com a Lei do caminhoneiro;

– Aumentar a disponibilidade física de veículos para a transportadora;

– Liberar a mão de obra de atividades de baixo valor (as horas antes dispendidas com atividades como preencher planilhas em pranchetas, organizar filas e literalmente “chamar” o caminhoneiro passam a ser aproveitadas em atividades mais qualificadas e focadas no negócio do embarcador).

Para uma gestão logística de pátio mais eficiente, a principal best practice é o emprego de Sistemas de Gestão de Pátio – do inglês, Yard Management System (YMS) – que suprem uma importante lacuna na gestão da cadeia de suprimentos. Enquanto o desenvolvimento e a adoção de sistemas de gestão de armazéns (Warehouse Management Systems – WMS) e gestão de transporte (Transportation Management System – TMS), a descoberta da importância de soluções de YMS remonta a uma tendência relativamente recente no contexto de Supply Chain Management (SCM) e Enterprise Resource Planning (ERP), embora, segundo o Gartner, esteja atingindo o “Platô da Produtividade”.

Saiba mais:

Tecnologias para Automação na gestão de pátio. YMS

Revolog Pátio. A Solução mais completa para a Indústria 4.0