Hoje vários tipos de sistemas de informação contribuem substancialmente para apoiar e otimizar os processos logísticos como no caso de TMS (Transportation Management System) e WMS (Warehouse Management System). Observa-se que a tecnologia vem efetivamente sendo empregada para suportar a logística “do portão para fora” e “do armazém para dentro”. Assim, de uma forma geral, um importante espaço tem sido negligenciado na gestão logística: o pátio. Segundo o Gartner,
“Muitas empresas estão otimizando seus processos logísticos através do uso de tecnologias TMS e WMS. O pátio, que liga o armazém às operações de transporte, continua sendo uma área de oportunidade para os executivos de logística se concentrarem em aumentar a eficiência operacional por meio de maior visibilidade.”
O mesmo relatório do Gartner menciona que a oportunidade introduzida com o emprego do YMS (Yard Management System ou Sistema de Gestão de Pátio), um sistema ainda pouco explorado nas organizações.
“Um sistema de gerenciamento de pátio (YMS – Yard Management System) é um sistema de software projetado para supervisionar o movimento de caminhões e reboques no pátio de uma fábrica, armazém ou centro de distribuição. O YMS fornece informações em tempo real sobre a localização de reboques no pátio e permite que os funcionários do pátio movam os reboques de estocagem para docas para atender aos pedidos de maneira eficiente.”
Em geral, um sistema de gestão de pátio é ofertado no mercado nas seguintes opções:
a. como um módulo de um sistema de WMS ou TMS;
b. como uma função de um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning);
c. como um sistema stand-alone especialista em gestão de pátio.
Tais opções devem ser consideradas na análise de aquisição da solução para gestão de pátio, verificando os prós e contras de cada abordagem. Adicionalmente deve levar em consideração também duas funções acessórias e desejáveis de um YMS: (1) agendamento de entrada de veículos e (2) escalonamento de docas. Ambas funções podem estar associadas tanto ao YMS quanto aos sistemas “vizinhos” TMS e WMS.
Veja também as diferenças entre tecnologias de localização em tempo real.