LoRa e LoRaWAN: diferenças das tecnologias

LoRa é uma tecnologia de comunicação de faixa longa, sem fio que funciona através da radiofrequência. A palavra LoRa vem da expressão em inglês “Long Range“, que em português significa longo alcance.

Trata-se de uma técnica de modulação espectro de propagação de Chirp, isso ocorre quando uma onda de rádio é manipulada para codificar informações usando um formato chilreado CSS (Chirp Spread Spectrum).

“Chirp Spread Spectrum: modulação que utiliza um método de espalhamento de frequência como técnica de modulação. Os chamados pulsos de chirp são enviados como símbolos, que aumentam ou diminuem na frequência LoRa continuamente ao longo do tempo. A transmissão de dados é então realizada pela sequência desses pulsos chirp.”

A tecnologia permite comunicação a longas distâncias e que são robustas à interferência, com um consumo mínimo de energia e serve para a transmissão de dados em locais de difícil acesso. Um exemplo de aplicação é no sistema IoT, como sensores, monitores remotos, luz, temperatura, entre outros.

Já LoRaWAN, é o nome dado ao protocolo que define a arquitetura do sistema, enquanto a tecnologia LoRa permite o link de comunicação de longo alcance.

A arquitetura da rede do LoRaWAN funciona em formato de estrela, influenciando na vida útil da bateria e a conectividade de longo alcance. A topologia é composta, basicamente, por dispositivos finais, gateways, servidores de rede e servidores de aplicação.

LoRa e LoRaWAN: diferenças das tecnologias
Dispositivos finais: São os elementos básicos de redes como sensores de temperatura, sensores de umidade, leitores de consumo de energia, água, gás, etc. Os dispositivos finais não têm a capacidade de roteamento de pacote. Desta forma todas as mensagens que são trocadas são enviadas diretamente para o gateway em questão;
Gateways: São estações rádio base que fazem o intermédio, a retransmissão das mensagens, entre os dispositivos finais e os servidores de rede;
Servidores de rede: São os responsáveis por receber as informações enviadas pelos gateways, processá-las e enviá-las para aplicação;
Servidores de aplicação: A aplicação ao receber as informações do servidor, irá tomar algumas ações específicas. Essas aplicações podem ser acessadas tanto via Web, como em um aplicativo no seu celular.

Em uma rede LoRaWAN, os nós não estão associados a um gateway específico, e sim, a vários gateways. Cada um deles encaminhará o pacote recebido do nó final para o servidor de rede baseado em nuvem através de algum backhaul (celular, Ethernet, satélite ou Wi-Fi).

LoRa e LoRaWAN: diferenças das tecnologias

Aplicar a tecnologia LoRa na sua empresa pode otimizar o seu fluxo logístico, principalmente em locais que tem um sinal falho.

Fique por dentro desse tema e entenda melhor como a tecnologia LoRa e o protocolo LoRaWAN podem auxiliar na sua empresa, otimizando o seu fluxo logístico.

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre as nossas e outras tecnologias.