LoraWAN aplicação em pátio logístico

O rastreamento interno transparente e contínuo de ativos em tempo real, otimizando as cadeias de logística e suprimentos é o foco de algumas das empresas mais inovadoras do mundo, como a LogPyx. A IoT e, em particular, a tecnologia LoRaWAN® trouxeram uma nova era de monitoramento de ponta a ponta da cadeia de suprimentos por longas distâncias a baixo custo. Conheça o LoRaWAN e saiba como trazer mais mobilidade para a sua cadeia de suprimentos.

De fato, a cadeia de suprimentos pode ser dividida em várias subcategorias, como rastreamento de ativos, gerenciamento de frota, monitoramento de trânsito, gerenciamento do fluxo de informações e otimização da maneira como as mercadorias são manuseadas dentro do próprio centro de distribuição. Existem camadas e mais camadas de fatores que precisam ser monitoradas. Neste post vamos falar da aplicação do LoRaWAN® dentro dos pátios logísticos.

O seu gerente tem visibilidade total do que acontece dentro do pátio logístico? Por que entram mercadorias danificadas no armazém de recebimento? Por que os caminhões perdem tanto tempo no carregamento e descarregamento? Qual é o melhor trajeto para sua empilhadeira dentro do estoque? Por que as vezes é tão complicado localizar uma mercadoria? Quem ou o que é o culpado? Como esse problema pode ser corrigido? Aonde estão os gargalos?

Imagina se o seu centro de operações estabelece uma infraestrutura de rede, flexível o suficiente para integrar-se a sistemas legados, sensores internos e externos conectados que podem ser implantados em instalações, paletes, caminhões, empilhadeiras, tratores industriais etc. Os dados sendo compartilhados por aplicativos ou sistema de informações logísticos. Seus gerentes recebendo alertas sobre qualquer anomalia, atraso, gargalo ou extravio.

Para entendermos melhor este contexto vamos explicar o que é o LoRaWan

O que é o LoRaWAN

Diagrama do Gateway IoT

Vamos começar com uma definição de LoRaWAN: LoRa (Long Range) é um  protocolo LPWAN de rede de longa distância de baixa potência desenvolvido pela Semtech . É uma das várias tecnologias de radiofrequência usadas para conectar sensores e dispositivos sem fio para a Internet das Coisas (IoT) em diferentes tipos de indústrias.

Um gateway normalmente se refere à caixa física ou invólucro que abriga o hardware e o software do aplicativo que executa tarefas essenciais para conectar dispositivos IoT à nuvem. Os dispositivos IoT usam um gateway como um hub central para liberar o conhecimento detectado e conectar esses dados a redes externas. Um gateway é muito parecido com um roteador Wi-Fi. Possui um concentrador LoRa, que permite receber sinais RF enviados por dispositivos LoRaWAN, que são convertidos em um sinal compatível com um servidor, como o Wi-Fi, para enviar dados para a nuvem.

Como a tecnologia funciona?

Um gateway LoRaWAN pode servir a vários grupos de dispositivos ao mesmo tempo, embora os gateways sejam frequentemente implantados em grupos sobrepostos. Os dispositivos enviarão seus sinais como pacotes de RF para serem captados por qualquer gateway no alcance, com o dispositivo mais forte para a conexão de gateway passando a mensagem para a nuvem. Ter vários gateways adiciona resiliência a uma rede caso um deles falhe.

Os gateways LoRaWAN podem ser instalados e executados em uma rede privada controlada por uma empresa. Por exemplo, você pode gerenciar as comunicações em um reservatório e precisar medir os níveis ou a pressão da água em locais específicos. Coletar dados fisicamente de sensores de nível de água localizados remotamente pode ser difícil, demorado e caro, mas se seus sensores estiverem conectados sem fio com o LoRaWAN, os dados podem ser coletados facilmente e entregues diretamente para laptops e aplicativos móveis. Para fazer isso, o sensor precisará passar os dados sem fio para um gateway LoRaWAN. O gateway então passará os dados da matriz de sensores múltiplos para a nuvem e, finalmente, para seu aplicativo. 

Em alguns locais, principalmente urbanos, os provedores de rede LoRaWAN podem oferecer conectividade de gateway como um serviço para vários usuários finais. 

Uma vez captados por um gateway, os sinais de RF são convertidos em um formato que permite taxas de transferência mais rápidas.

Normalmente, uma conexão entre um gateway e a nuvem é estabelecida com ethernet para velocidade, mas LTE e Wi-Fi também são substitutos práticos em locais externos.

Os dados ficam disponíveis na nuvem em qualquer aplicativo necessário. Muitos sensores virão com seu próprio aplicativo para exibir dados de uma forma útil para o usuário final. 

Para melhor contextualizar isso, as redes LoRaWAN seguem um sistema de caixa de correio .

Os gateways atuam como uma caixa de correio entre os dispositivos e a nuvem, mantendo, mas não lendo, as mensagens que passam entre eles. O tempo das mensagens depende da frequência com que um dispositivo final desperta para enviar e receber dados. Se a nuvem enviar uma mensagem para um dispositivo, um gateway irá reter a mensagem até que o dispositivo acione da próxima vez.

Aplicações do LoRaWAN

Com uma infinidade de aplicativos verticais de IoT, os dispositivos LoRa e o protocolo LoRaWAN estão criando eficiências de negócios e melhorando vidas em todo o mundo.  Veja abaixo 6 aplicações interessantes:

  1. Agricultura inteligente

A agricultura é um dos setores mais importantes em muitos países do mundo. É essencial para a vida e a economia. A aplicação de IoT com o uso de LoRaWAN permite eficiência máxima que reduz o impacto ambiental, maximiza o rendimento e minimiza despesas. Da medição das condições ambientais, que influenciam a produção agrícola, ao rastreamento de indicadores de saúde do gado, a IoT está melhorando gradualmente nosso sistema agrícola.

Como a tecnologia LoRa tem baixo consumo de energia, recursos de longo alcance e qualidades sem fio, o uso de sensores de baixo custo para enviar sinais da fazenda para a nuvem, podem ser usados ​​para melhorar as operações.

2. Edifícios Inteligentes

Proprietários de casas, gerentes de propriedades e instalações que implementam soluções de construção inteligente baseadas em LoRa® podem maximizar a eficiência e cortar custos com um mínimo de infraestrutura e investimento em manutenção. As empresas de imóveis comerciais (CRE) também podem se beneficiar de soluções que aproveitam os dispositivos LoRa e as soluções de longo alcance e baixo consumo de energia do protocolo LoRaWAN® facilmente implantadas. Ao adotar soluções integradas de Internet das Coisas (IoT) habilitadas por dispositivos LoRa, as empresas CRE são capazes de equipar as propriedades com serviços que reduzem os custos de manutenção e operação ao mesmo tempo em que criam valor para os moradores e um fluxo de receita potencial para os serviços prestados.

3. Controle Industrial Inteligente

As operações industriais podem se beneficiar da implantação de sensores conectados à IoT para várias funções de monitoramento sempre ativas. Devido ao longo alcance, baixo consumo de energia e longa duração da bateria dos dispositivos baseados em LoRa®, os sensores em fábricas ou indústrias móveis podem transmitir dados críticos para uma rede LoRaWAN® onde podem ser analisados ​​e as operações comerciais podem ser otimizadas. 

4. Medição Inteligente

As operações tradicionais da concessionária exigem muita mão de obra e utilizam medições subjetivas do pessoal de campo. Além disso, os medidores geralmente estão localizados em ambientes urbanos densos, internos ou mesmo subterrâneos, que podem ser difíceis ou impossíveis de alcançar por muitas tecnologias sem fio. Ao implementar uma infraestrutura de serviços públicos inteligente composta de sensores e gateways utilizando dispositivos LoRa® e o protocolo LoRaWAN®, empresas de serviços públicos e de medição podem coletar dados remotamente e usar o pessoal com mais eficiência para agilizar as operações. 

5. Cadeia de suprimentos

A Tecnologia LoRa torna mais fácil e acessível para a cadeia de suprimentos e logística inteligente rastrear ativos que estão em trânsito. Devido às qualidades de longo alcance e baixo consumo de energia da LoRa e às capacidades de geolocalização sem GPS, cargas, veículos e outros ativos podem ser facilmente monitorados em grandes regiões geográficas e em ambientes hostis.

6. LoRaWAN® para maior mobilidade na logística

Os recursos de baixo consumo e longo alcance da tecnologia LoRaWAN tornam tudo isso possível. Dispositivos e sensores de rastreamento alimentados por LoRa podem ser montados em empilhadeiras, veículos e armazéns, enviando dados continuamente sobre condições e localização em tempo real.

Além disso, o LoRaWAN® possui seis vezes mais autonomia da bateria do que o NB-IoT para ativos estáticos e suporta redes móveis e privadas sem bloquear ou interferir no espectro LTE mais caro. As redes privadas podem ser gerenciadas por operadores ou integradores de sistemas.

O LoRaWAN® é a solução mais econômica para cobertura interna e externa e geolocalização para dispositivos IoT (Internet das Coisas). Uma única antena Lora chega a dar cobertura de 1,5 km de raio (respeitando limites de potência liberados pela Anatel)

Veja as soluções que o LoRaWAN junto com o Revolog da Logpyx, podem te oferecer.

O Revolog é uma solução completa para a gestão de pátios logísticos com módulos de monitoramento de fluxo, agendamento de entrada, controle de filas e sequenciamento de docas, entre muitas outras funcionalidades.

Acompanhamento de bens

– Rastreamento de mercadorias dentro de uma unidade operacional
– Rastreamento de localização com baixo custo de infraestrutura e monitoramento em tempo real

Rastreamento de veículos industriais

– Compreender a taxa real de utilidade dos equipamentos.
– Otimizar rotas (uberização de empilhadeiras e veículos industriais)
– Prevenir acidentes e colisões.

Intralogística

Os sensores otimizam o manuseio de mercadorias e aumentam a segurança, além de permitir a reorganização automatizada do estoque em armazéns (em interação com o WMS).

Segurança e produtividade da força de trabalho

– Saiba a localização da sua equipe de trabalho
– Receba alerta de segurança sobre acesso a área restrita
– Alerta de segurança sobre aglomeração de pessoas.
– Alerta sobre excesso de proximidade.
– Identifique comportamento perigoso (corrida / queda / salto )

Saiba mais sobre o Revolog

Conheça também o Aura. Solução para gestão de equipe em tempo de Covid-19