Desafios e tendências do setor logístico

Já falamos em posts anteriores sobre os seis conselhos fundamentais para criar ou manter um pátio logístico e sobre os cinco elementos vitais que permitem economizar custos logísticos. Neste post vamos falar dos desafios do setor da logística que todos os anos são multiplicados, buscando sempre custos mais baixos e acima de tudo, aumento da eficiência. Todos estes temas foram retirados do Guia Logístico do Comércio Exterior disponível na íntegra através do site https://todologisticanews.com/

Veja abaixo alguns itens importantes:

  • Transporte Ecológico e Eficiente:

Devido à nova legislação em vários países, segurança e cuidado ambiental são dois aspectos que possuem impacto no transporte de carga terrestre. Novas tecnologias fornecem precisão nas entregas, redução da fadiga do motorista e redução de acidentes, entre outros. Também esses novos projetos são produzidos para que não contaminem ou pelo menos seja mais sustentável ao meio ambiente.

  • Logística Verde

Sustentabilidade nas tarefas de logística se tornou um ponto fundamental no desenvolvimento da atividade. Atualmente, é tão valorizado a logística verde, que a sustentabilidade corporativa tornou-se sinônimo de empresa moderna. Os 3 elementos desta concepção são o uso de recipientes, que estão se tornando cada vez menores, reduzindo a quantidade de plásticos e promovendo o uso de materiais biodegradáveis, o uso de veículos que não contamine ao transportar carga, e novas formas de distribuir essas mercadorias, seja com drones, bicicletas ou forma colaborativa entre as diferentes empresas.

  • A ideia de uma logística Omni-channel

Todos os tipos de plataforma devem estar disponíveis para o cliente resolver dúvidas ou qualquer problema relacionado ao produto ou serviço, o que deixa claro que a chegada da digitalização lançou esse conceito, com a onipresença da empresa nas redes sociais, contato telefônico etc.

  • O avanço dos robôs na logística

Os provedores de logística apontam para uma maior grau de interferência da robótica nos processos. Temos que ter em mente que a digitalização e o avanço das novas tecnologias são fundamentais para a sobrevivência das empresas. As empresas que ainda não fizeram uma transformação tecnológica em suas cadeias de suprimentos, perdem muita competitividade no mercado atual.

  • Projetos de VR

Realidade virtual e realidade aumentada são aplicadas no armazém e já são usados nas áreas de picking, aumentando a precisão de operações.

  • Visão Geo-localizada

A possibilidade de usar GPS e processos integrados que permitem a geolocalização, traz uma redução considerável dos riscos operacionais, aumentando a produtividade e eliminando margem de erro.

  • A vida em 3D

A impressão 3D permite a produção de objetos tridimensionais de maneira personalizada, rápida e baixo custo, e esta tecnologia pode ser usada na logística, na fabricação de embalagens.

  • Tecnologia 4.0

A chegada de novas tecnologias é uma boa notícia, mas ao mesmo tempo demonstra a falta de pessoal treinado para operá-lo. Essa necessidade, cria novas vagas de emprego que se destacam no setor de logística são: Especialistas em Big Data, Business Intelligence, manipulação de drones ou máquinas de IoT. Isso nos faz pensar que é importante uma variação no processo educacional que aponta para perfis técnicos especializados em áreas tecnológicas para pessoas que desejam atuar no setor de logística.

  • Visibilidade da empresa

O transporte inteligente permite que uma empresa estabeleça transparência na estratégia de negócios, cumprindo excelentes padrões de qualidade. O cliente exige que as informações estejam ao seu alcance e portanto, o rastreamento e monitoramento dos movimentos da mercadoria deve estar à sua disposição. As empresas que conseguem responder a essa demanda, com certeza terá maior receita e prestígio.

  • O Blockchain está chegando

Com a digitalização cada vez mais presente, podemos ver claramente o nível de segurança e transparência que esse conceito tecnológico traz para qualquer transação, permitindo lutar (e vencer) contra possíveis fraudes, bem como reduzir o tempo de resolução de conflitos.

  • Formas inovadoras de entregar mercadoria

As empresas criaram várias maneiras de entregar quando o cliente não está em casa. Uma delas é a entrega nas bilheterias ou na estação de embalagens, que são locais públicos onde o cliente pode solicitar ao operador logístico entregar o pedido lá. Outro tipo de entrega, ainda pouco desenvolvida, é a entrega no porta-malas do carro, que é uma modificação da entrega típica na porta da casa. Existem também a entrega colaborativa através de empresas como Uber ou Amazon.

  • Sistemas especializados

Sistemas como a linha de nuvem, plataforma de Web, Software como serviço

e Business Intelligence, estão tendo uma importância cada vez maior na cadeia logística

  • Big Data – Grandes idéias

O uso do Big data é uma meta de muitas empresas, porque, ao analisar as informações, é possível obter previsão de demanda, melhorando a eficiência dos processos e a antecipação das operações com bastante antecedência.

  • Internet das Coisas

Essa tecnologia de interconexão fez sua irrupção no mundo da logística. O mais econômicos o mais digital, o mais rápido e o mais adaptado à satisfação do cliente farão parte do futuro.

Veja também.

CINCO ELEMENTOS VITAIS QUE PERMITEM ECONOMIZAR CUSTOS LOGÍSTICOS

SEIS CONSELHOS FUNDAMENTAIS PARA CRIAR OU MANTER UM PÁTIO LOGÍSTICO