Quais as diferenças entre caminhões?

Foto de Auditoria LogPyx

Auditoria LogPyx

Você já deve ter percebido, enquanto dirigia pela sua cidade, ou pelas estradas do Brasil, uma enorme variedade de caminhões. Alguns com 2, 3, 4 eixos!

Mas você sabia que eles recebem nomes e tem especificações diferentes?

Nesse post vamos te contar um pouco sobre os diferentes veículos que vemos por aí!

Inicialmente falaremos sobre veículos que, por serem menores e mais ágeis, são recomendados para meios urbanos. São eles:

 

Agora falaremos sobre os caminhões chamados de carretas. O diferencial desses tipos de veículos é que uma parte recebe a Força Motriz (motor), Rodas de Tração e a Cabine do Motorista. Já a outra parte do veículo, recebe a Carga.  

A parte motriz do veículo também é chamada de Touro Mecânico. Ele pode ser acoplado a variados tipos de módulos de carga (conhecidos como Semi-Reboque).

Esses módulos podem ser fechados:

Ou abertos:

Vejamos os modelos agora:

Imagine agora que a indústria em que você trabalhe tenha capacidade para receber todos esses veículos mas nem todos seus clientes tenham.

Ou então os seus fornecedores tenham capacidade de aceitar alguns tipos de caminhão na indústria deles, e você tenha mandar um mesmo veículos fazer várias coletas passando por esses.

Fazer a roteirização disso é complicado.

Usar de softwares de logística, como o Revolog Transporte, é algo interessante a se considerar (fizemos até um post falando sobre isso!). Seu uso pode otimizar e reduzir consideravelmente os custos com transporte. 

Além disso eles podem considerar as Regras/Modelos de Negócio da sua empresa na hora de roteirizar. O otimiza ainda mais as rotas.

Quer conhecer mais o Revolog Transporte e descobrir quais benefícios a mais ele pode trazer pra você? 

Entre em contato com a gente!Logo da Logpyx para gerenciamento logístico

Fique por dentro!

Assine a nossa newsletter para não perder nenuma novidade!

Veja mais conteúdos

Pager: o que é e como funciona
Gestão de Pátio

Pager: você sabe o que é e como funciona esse aparelho?

Você se lembra do pager? Também conhecido como “bipe” no Brasil, ele foi criado pelo engenheiro Alfred J. Gross e é bastante usado ​​na década de 1990. Atualmente, a ampla disponibilidade de telefones celulares fez diminuir muito a indústria do pager. Porém, ele não está obsoleto, já que tem sido utilizado ainda hoje em vários setores do mercado. Continue a

Leia mais »
Riscos na carga e descarga e Revolog Pátio Logpyx
Logística

Riscos envolvidos no processo de carga e descarga

O processo de carga e descarga é um dos mais problemáticos nos pátios das empresas. Infelizmente, a maioria dos caminhoneiros não conseguem concluir o trabalho com agilidade por falta de planejamento e gestão. Em 2017, um caminhoneiro esperou por mais de 10 dias para descarregar as mercadorias e acabou se revoltando com tamanha demora. Resultado: descarregou todo o conteúdo no

Leia mais »
Diferença entre risco e perigo em seu pátio logístico
Aura

Risco e Perigo. Saiba qual é a diferença.

Você sabe a diferença entre Risco e Perigo? Entender o verdadeiro conceito é fundamental para minimizar os acidentes de trabalho na sua empresa. Quando o assunto é acidente de trabalho, as estatísticas são chocantes. No mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença ocupacional a cada 15 segundos. De 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros — o que representa

Leia mais »

Pronto para revolucionar sua intralogística?

Vamos analisar seu cenário atual e apresentar a melhor solução para a sua necessidade

Fale Conosco