Riscos na carga e descarga e Revolog Pátio Logpyx

O processo de carga e descarga é um dos mais problemáticos nos pátios das empresas. Infelizmente, a maioria dos caminhoneiros não conseguem concluir o trabalho com agilidade por falta de planejamento e gestão.

Em 2017, um caminhoneiro esperou por mais de 10 dias para descarregar as mercadorias e acabou se revoltando com tamanha demora. Resultado: descarregou todo o conteúdo no chão do pátio e foi embora, deixando a passagem completamente obstruída e, consequentemente, atrasando os demais companheiros de profissão.

Em outra situação, um motorista acionou a justiça e recebeu mais de 18 mil reais de indenização pelo descumprimento da Lei nº 11.442/07. O § 5o do Art. 11, alterado pela lei 13.103/2015, estipula que o prazo máximo para carga e descarga do veículo de Transporte Rodoviário de Cargas é de 5 horas e o valor da indenização leva em conta a tonelada/hora, fração multiplicada pela capacidade de carga do caminhão.

Prejuízos para a empresa, para o caminhoneiro e para o veículo

Essa situação é mais comum do que se imagina! Além de causar transtornos financeiros e logísticos para as empresas e clientes, também gera o atraso de diversos caminhoneiros que dependem da liberação do pátio para fazerem o seu trabalho.

O atraso no processo de carga e descarga atinge também a saúde dos motoristas, que passam mais tempo do que o determinado aguardando a autorização e acabam ficando com sede, fome, frio e com a saúde física e mental prejudicada.

Atrelado aos longos períodos de espera, outro prejuízo sofrido são os danos nos caminhões. Apesar de serem bastante resistentes, em algum momento os caminhões irão precisar ser consertados — e isso pode sair caro se os cuidados não estiverem em dia, o que não dá para ser feito com os diversos atrasos que ocorrem. As partes mais atingidas são as portas, lanternas e dobradiças, que sofrem com o desgaste desnecessário.

Tudo isso gera prejuízos enormes, além do estresse de ter que lidar com a situação indesejada.

A solução completa para gestão de pátio

Para evitar todos esses prejuízos causados pelo processo de carga e descarga, a LogPyx oferece uma solução: o Revolog Pátio.

Com o Revolog Pátio, sua empresa terá a solução mais completa para gestão de pátios, reduzindo os longos períodos de espera e agilizando o processo. Sua função é automatizar os processos dos fluxos logísticos, desde o planejamento da chegada do caminhão até a sua saída pela portaria da empresa com as mais modernas tecnologias de IoT (Internet of Things) e Inteligência Computacional.

Para agilizar ainda mais, o processo pode ser iniciado pelo agendamento da chegada de veículos via portal na internet ou colaboradores.

Ao chegar na planta, o Revolog oferece diversas possibilidades para que a recepção seja ágil e organizada, com totem de autoatendimento, reconhecimento ótico de placas, gestão de filas com priorização e chamada de motorista por diversos meios: Revolog Pager, WhatsApp, SMS, e painéis similares aos de voos.

Tudo isso ajuda na gestão, tornando-a eficiente, econômica e fazendo com que contratempos como, atrasos no processo de carga e descarga, sejam evitados ao máximo e respeitando as datas programadas para as entregas.

Saiba mais sobre o Revolog entrando em contato com um de nossos especialistas, através do nosso site:

LogPyx

FONTES:

https://www.brasildotrecho.com.br/2021/09/caminhoneiro-descarrega-carga-no-patio-da-empresa-apos-aguardar-20-dias/

https://www.midiatruckbrasil.com/2020/12/caminhoneiro-fica-mais-de-10-dias-para.html?m=1

https://www.tabelasdefrete.com.br/post/-que-o-prazo-maximo-de-espera-para-carga-ou-descarga-e-de-5-horas/32179