O agendamento de carga e descarga reprograma a entrada de veículos na planta levando em consideração: os veículos que estão esperando, o agendamento e as regras de qual veículo pode usar qual doca. Parece complicado não é mesmo? Criamos uma metáfora para deixar mais simples esse conteúdo.
Suponhamos que você é um cabeleireiro e numa manhã de trabalho, foram agendados 5 clientes. O primeiro cliente, marcado para às 7h00 chegou no horário marcado, o segundo cliente, agendado para às 8h00 também chegou no horário correto. Já o terceiro cliente que deveria chegar às 9h00 não estava no salão no horário, mas o quarto cliente já estava aguardando seu horário. O cabeleireiro então adianta o cliente que já chegou e reloca o atrasado de acordo com a sua disponibilidade atendimento.
Para um cabeleireiro com 5 clientes essa é uma tarefa fácil e até cotidiana. Agora imagine essa realidade para quem controla a chegada de 100 ou até mesmo 1000 veículos em uma portaria de indústria ou de um operador logístico. Essa é a realidade de vida das áreas de logística país afora. Pensando nessa loucura e na inviabilidade um ser humano lidar com tanta complexidade criamos a agenda dinâmica.
O agendamento de carga e descarga redistribui os veículos de forma automatizada na sua planta confrontando o que foi planejado com o que de fato está disponível para carga e descarga e ainda leva em consideração regras como o tipo de doca que cada veículo tem autorização para utilizar. Esse gerenciamento automático reduz e orienta os veículos que estão em espera e reduz drasticamente as filas de carga e descarga.
O que o agendamento tem de diferente então?
Nesse exemplo do cabeleireiro, se esse tivesse utilizando em seu salão uma agenda dinâmica, auxiliaria replanejando automaticamente os horários. Como? Um cliente não compareceu no horário marcado? O próximo é chamado, automaticamente! Essa automatização ajuda na otimização do tempo de trabalho, e diminuiria o tempo ocioso dos funcionários, dessa forma a produtividade aumentaria e o salão lucraria mais!
É isso, uma forma de agendamento de carga e descarga feita especialmente para as necessidades de cada empresa, levando em consideração a capacidade e o tempo de operação, isso tudo em tempo real e disponível para todos os envolvidos, em qualquer lugar – pois é armazenado na nuvem.
Nenhuma operação que envolva logística se dá sem um planejamento prévio, como bem sabemos. Mas, não é sempre que conseguimos realizar o planejado. Inúmeras são as variáveis que podem vir atrapalhar um processo logístico, desde o clima até mesmo uma situação momentânea de fluxo de veículos incomum, causando congestionamento. A consequência dessas situações imprevistas é a perda de tempo, e isso significa perda de capital. Ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?
7 motivos para você implantar o agendamento de carga e descarga
- Planejamento e realocação de horários de forma automatizada;
- Redução do trabalho manual do responsável pelos agendamentos;
- Otimização do fluxo logístico, evitando atrasos/tempo ocioso de veículos;
- Armazenamento na nuvem, podendo ser acessada remotamente;
- Customizada de acordo com a necessidade da empresa;
- Fornece indicadores para interpretação, possibilitando a visualização de possíveis gargalos e maus fornecedores;
- Possibilita a redução de custos administrativos, por exemplo custo de estadia.
Resumidamente, o agendamento de carga e descarga é amigo do motorista, do operador de portaria e dos gerentes e supervisores de pátios.
Todos os envolvidos no processo, ganham no final. O Revolog Agenda Dinâmica garante um retorno de investimento rápido, custo de instalação significativamente inferior aos concorrentes e a tecnologia inovadora de IoT (Internet of Things)!
Veja também:
4 formas diferentes para chamar o motorista e ganhar mais fluidez em seu pátio logístico
8 soluções eficientes para pátios logísticos