Há alguns anos o setor logístico vem passando por um movimento de modernização e um novo tipo de software começa a aparecer nas conversas do time de logística: o Sistema de Gestão de Pátio. Sistemas como o WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transportation Management System) que antes eram usados apenas por grandes corporações passam a integrar o cotidiano de médias empresas e de um número cada vez maior de operadores logísticos. Essa letras já fazem parte do cotidiano de um grande número de gestores de logística mas o que é o YMS? Qual é o seu diferencial? O que ele pode agregar quando comparado com o WMS e o TMS?
Entenda o WMS
O WMS é um software utilizado para gerir todas as movimentações dentro do estoque, este tipo de software faz uma mapeamento de atividades como: chegada e saída de mercadorias, movimentações internas e ainda fornece um inventário completo e confiável. Para isso, faz o uso de tecnologias de identificação com o objetivo obter informações sobre os produtos e suas movimentações, RFID, código de barras e QR code são alguns exemplos que podem ser utilizados de acordo com cada aplicação.
Entenda o TMS
Já o TMS é um sistema feito para acompanhar o transporte. Ele gerencia todo o processo e proporciona uma ampla visão aos envolvidos. Este tipo de sistema é de extrema importância para empresas que movimentam uma quantidade elevada de produtos entre diferentes pontos, sejam eles: centros de distribuição, fábricas, clientes e entre outros. Com ele é possível realizar uma série de tarefas, dentre elas, a mais importante é o acompanhamento das cargas, que dá tranquilidade para que sejam feitos planejamentos e confirmações de que a carga chegou em boas condições ao seu destino.
O YMS na Gestão de Pátio
Por outro lado, existe um espaço entre a entrada do estoque e o transporte de materiais que não é coberto nem pelo WMS e nem pelo TMS que é o pátio logístico. O sistema de gestão de pátio responsável por cobrir e gerir esse espaço é conhecido como Yard Management System (YMS).
O YMS é o sistema de gestão de pátio sejam eles de indústrias, operadores logísticos ou portos. Por meio dele, os envolvidos podem acompanhar a movimentação dos veículos e localizar os pontos onde o tempo médio de permanência é maior, indicando assim os gargalos existentes dentro da planta. Além disso, este produto ajuda no escalonamento de docas para carregamento/descarregamento que aumenta a produtividade por meio da otimização do processo e ainda melhora os KPI’s envolvidos.
Quais os ganhos o YMS pode trazer para a gestão de pátio?
Existem inúmeros ganhos que podem ser associados ao uso de um YMS na gestão de pátio, em geral, o primeiro deles é o aumento da eficiência, aumento de produtividade e segurança além de maior visibilidade dos processos dentro da planta. Para as plantas que possuem grandes filas de espera e tempos de permanência elevados o produto de gestão de pátio é ideal para aumentar a produtividade a atacar estes problemas. No caso brasileiro, o pagamento de compensações monetárias em decorrência da lei 13.103/15 que estabelece um prazo máximo para operações de carga/descarga é um pesadelo para muitas empresas e estes custos também podem ser reduzidos de maneira significativa ou até mesmo eliminado com o uso de um YMS.
Além de todos estes ganhos, a melhora na qualidade do serviço prestado é outro ponto que vale ser lembrado. A rastreabilidade do que esta sendo feito e quanto tempo esta se gastando em cada processo permite que os clientes e agregados acompanhem o processo de carga/descarga com visibilidade em tempo real.
Em resumo podemos afirmar que o Sistema de Gestão de Pátios (YMS) é fundamental para agregar visibilidade e confiabilidade em processos logísticos e é um importante elo entre o WMS e o TMS que não pode ser menosprezado.
Agora que você já conhece o YMS veja também:
– Revolog Pátio a solução perfeita para gerir o seu pátio logístico
– Pátio Digital. Entre na era da indústria 4.0
– Como usar o WhatsApp para chamar o motorista e ganhar mais fluidez em seu pátio logístico.